Brasília, Brasil, 21 de novembro de 2024, NHK – O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, expressou seu desejo de construir uma relação cooperativa com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, analisando as prováveis políticas da nova administração. Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira (19) no Brasil, Ishiba enfatizou a importância da cooperação mútua entre Japão e Estados Unidos.
“Não é o confronto, mas a cooperação mútua entre Japão e Estados Unidos que beneficia ambos os países e contribui para a paz e estabilidade da região Indo-Pacífica”, declarou Ishiba, acrescentando que pretende explicar claramente essa posição a Trump.
O primeiro-ministro destacou a relevância de parcerias multilaterais, como a cooperação trilateral com EUA e Coreia do Sul, o quadrilátero com EUA, Austrália e Índia, e os laços Japão-EUA incluindo as Filipinas. Ishiba afirmou que Tóquio busca aprofundar a coordenação mútua com parceiros que compartilham visões semelhantes, visando alcançar um Indo-Pacífico livre e aberto e manter a ordem internacional baseada no estado de direito.
“Pretendemos manter uma comunicação próxima com a administração do novo presidente dos EUA com base nesses princípios”, concluiu Ishiba, sinalizando a disposição do Japão em trabalhar construtivamente com o governo Trump para enfrentar os desafios regionais e globais.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am