Pyongyang, Coreia do Norte, 5 de novembro de 2024 (KCNA) — Kim Yo Jong, irmã do ditador norte-coreano Kim Jong Un, condenou as manobras aéreas conjuntas realizadas pelo Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul, classificando-as como atos de agressão “hostis e provocativos” contra a Coreia do Norte.
Em um comunicado emitido nesta terça-feira (5) pela Agência Central de Notícias da Coreia, Kim Yo Jong afirmou que tais exercícios justificam a decisão de Pyongyang de fortalecer suas capacidades nucleares, prometendo que o país seguirá avançando em seus programas de armas nucleares e mísseis.
Os exercícios, conduzidos no domingo (3), ocorreram no espaço aéreo a leste da ilha de Jeju, no sul da Coreia do Sul, apenas dias após o lançamento norte-coreano do mais recente modelo de míssil balístico intercontinental, ocorrido na última quinta-feira (31).
Kim enfatizou que a postura e ações da Coreia do Norte serão proporcionais ao que chamou de “insanidade militar” dos inimigos, indicando que Pyongyang manterá uma posição rígida em resposta ao fortalecimento militar dos países vizinhos.
Enquanto isso, o Ministério da Defesa do Japão relatou que, nesta manhã, a Coreia do Norte realizou o lançamento de mísseis balísticos de curto alcance, entre 7h30 e 7h39, a partir de uma área próxima à costa oeste norte-coreana.
O comunicado de Kim Yo Jong foi emitido antes dos novos lançamentos.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















