Tóquio, Japão, 3 de novembro de 2024 (NHK News) – A operadora da usina nuclear Fukushima Daiichi, a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), anunciou neste sábado que realizou a primeira remoção de resíduos de combustível nuclear do vaso de contenção de um dos reatores danificados no desastre nuclear ocorrido há 13 anos.
O procedimento, realizado no reator número 2, marca a primeira vez que destroços são retirados de um dos vasos de contenção desde o acidente nuclear de 2011, desencadeado por um terremoto e tsunami devastadores. Em setembro, a TEPCO iniciou tentativas experimentais de remover o combustível derretido misturado a partes da estrutura do reator.
Para coletar o material, foi utilizado um dispositivo em forma de tubo, projetado para captar resíduos acumulados na base do vaso de contenção. Na última quarta-feira (30), o dispositivo conseguiu agarrar um pequeno fragmento de resíduo, medindo aproximadamente 5 milímetros e pesando alguns gramas.
A TEPCO informou que o dispositivo, contendo o fragmento, foi retirado do vaso de contenção pouco antes das 10h deste sábado. A amostra coletada será submetida a medição dos níveis de radiação no início da próxima semana, enquanto permanece em uma caixa de armazenamento. Caso o nível de radiação esteja dentro dos parâmetros de segurança, a amostra será transferida para um contêiner especial para transporte, finalizando o processo de remoção experimental.
Estima-se que haja cerca de 880 toneladas de resíduos de combustível nos vasos de contenção dos reatores 1, 2 e 3 da usina. A remoção desses resíduos é considerada a etapa mais desafiadora do processo de descomissionamento da planta devido aos níveis extremamente altos de radiação.
A TEPCO planeja utilizar os dados obtidos com a análise da amostra para desenvolver métodos de remoção mais abrangentes, visando a limpeza total dos reatores futuramente.
- Governo da Índia trata explosão em Nova Délhi como ato terrorista - 14 de novembro de 2025 1:32 am
- Mãe renova promessa de resgatar filha sequestrada pela Coreia do Norte há 48 anos - 14 de novembro de 2025 1:27 am
- Primeira-ministra da Ucrânia pede demissão de ministros - 14 de novembro de 2025 1:23 am

