Tóquio, Japão, 16 de novembro de 2024 (NHK) – A Família Imperial do Japão deu início a uma série de cerimônias de despedida para a Princesa Mikasa, falecida na sexta-feira (15). A princesa, viúva do príncipe Mikasa – irmão mais novo do falecido Imperador Showa – faleceu aos 101 anos de idade, no Hospital de Tóquio, devido a causas naturais. Ela foi a integrante da família imperial com a vida mais longa desde a era Meiji, que se iniciou no final do século 19.
No sábado (16), o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako chegaram à residência do príncipe e princesa Mikasa, localizada na propriedade Akasaka, na capital japonesa. A visita também contou com a presença do Imperador Emerito Akihito e da Imperatriz Emerita Michiko, que, apesar de ter se submetido a uma cirurgia no mês passado para tratar de uma fratura na perna direita, fez questão de ir até a residência com o apoio de uma bengala, ao lado do Imperador Emerito.
Durante a tarde, membros da família imperial, incluindo o Príncipe Herdeiro Akishino e a Princesa Herdeira Kiko, participaram de um rito de despedida, colocando a Princesa Mikasa em um caixão e se despedindo dela. A Princesa Akiko, neta da princesa falecida, ficou ao lado do caixão, acompanhada pela Princesa Takamado, viúva do terceiro filho do príncipe e princesa Mikasa.
A cerimônia de funeral e sepultamento, chamada Renso-no-Gi, ocorrerá no cemitério Toshimagaoka em Tóquio no dia 26 de novembro. A cerimônia será aberta ao público, permitindo que os cidadãos prestem suas últimas homenagens à princesa.
- Renúncia no Fed abre vaga para indicação de Trump - 3 de agosto de 2025 12:42 am
- Japão enfrenta onda de calor acima de 40°C pelo quarto dia consecultivo - 3 de agosto de 2025 12:27 am
- Quatro operários morrem ao cair em bueiro próximo a Tokyo - 3 de agosto de 2025 12:04 am