32.6 C
Kóka
domingo, 3 agosto, 2025 1:55: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ex-embaixador dos EUA alerta sobre cooperação nuclear Rússia-Coreia

Ex-envoy dos EUA sugere que Moscou pode compartilhar tecnologia nuclear com Pyongyang em troca de tropas na Ucrânia

Moscou, Rússia, 1 de novembro de 2024 (NHK) – John Sullivan, ex-embaixador dos Estados Unidos na Rússia, afirmou em entrevista que Moscou pode oferecer tecnologia nuclear à Coreia do Norte em troca do envio de tropas norte-coreanas para lutar ao lado da Rússia na Ucrânia. Sullivan, que ocupou o posto diplomático em Moscou de 2019 a 2022, observou que essa estratégia russa também depende da reação de Pequim, que provavelmente vê com reservas o fortalecimento do programa nuclear norte-coreano.

Sullivan explicou que a posição do presidente russo Vladimir Putin é mais frágil do que se supõe, evidenciada pela crescente dependência de tropas estrangeiras e de grupos como a antiga Wagner e voluntários recrutados de prisões. Segundo ele, esses soldados têm sido usados em combates diretos e pouco estratégicos, numa “onda humana” que ataca as posições fortificadas das forças ucranianas, substituindo soldados russos que poderiam enfrentar resistência doméstica caso fossem convocados em massa.

De acordo com o ex-diplomata, uma possível colaboração russa na transferência de tecnologia de mísseis balísticos e nucleares à Coreia do Norte traria consequências complexas para as relações de Moscou com Pequim, cujo apoio político, econômico e militar é considerado essencial para o Kremlin. Pequim, preocupada com o equilíbrio de poder regional, não teria interesse em ver a Coreia do Norte expandir suas capacidades nucleares.

Em outra parte da entrevista, Sullivan comentou sobre as eleições presidenciais dos Estados Unidos, que acontecem na próxima terça-feira (5), e destacou que uma possível reeleição de Donald Trump representaria um risco adicional para a Ucrânia. Apesar disso, Sullivan acredita que Kiev não cederá mesmo em um cenário de corte de apoio americano, mantendo-se firme na defesa de sua soberania.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img