3.7 C
Kóka
domingo, 8 dezembro, 2024 1:42: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Empresas japonesas buscam aproveitar força de trabalho em Myanmar

Seminário de recrutamento em Yokohama reúne pessoas em busca de oportunidades no Japão.

Yokohama, Japão, 29 de novembro de 2024 (Japan Standard Time), NHK – O golpe militar em Myanmar, ocorrido há mais de três anos, gerou uma grande onda de refugiados que ainda continua a se expandir. Diante dessa realidade, o Japão tem intensificado seus esforços para apoiar essas pessoas, oferecendo oportunidades de trabalho no país.

Na quarta-feira (27), a Organização de Comércio Externo do Japão (JETRO) realizou um seminário de recrutamento em Yokohama, em parceria com a câmara de comércio local. Cerca de 120 pessoas participaram do evento, vindas de diversos setores, incluindo manufatura e agricultura, e puderam conversar online com recrutadores em Myanmar.

Nishigaki Mitsuru, diretor-gerente da agência de recrutamento J-Sat, afirmou que a situação no país asiático se agravou após o início da conscrição militar pela junta, no início deste ano. “Essas pessoas ainda precisam sustentar suas famílias, embora não haja retorno. Elas estão determinadas a encontrar uma oportunidade no Japão. As empresas aqui devem criar sistemas para treiná-las, assim mais pessoas decidirão vir”, declarou Nishigaki.

Segundo um ex-embaixador japonês em Myanmar, a embaixada japonesa em Yangon emite atualmente cerca de 500 vistos por dia. De acordo com autoridades de imigração, cerca de 110.000 pessoas de Myanmar viviam no Japão até junho deste ano. Esse número triplicou desde o golpe militar.

O Japão segue buscando formas de integrar esse contingente de trabalhadores, aproveitando sua força de trabalho qualificada e ajudando a amenizar as dificuldades enfrentadas pela população de Myanmar.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img