Tóquio, Japão, 23 de novembro de 2024, NHK – Um documentário sobre um homem iraniano que enfrenta o trauma de ter sido vítima de abuso sexual na infância conquistou o prêmio máximo do Japan Prize deste ano, um concurso internacional voltado para conteúdos educacionais.
O filme intitulado “Can I Hug You?” foi premiado durante a cerimônia realizada em Tóquio na última quinta-feira (21). A competição deste ano contou com um recorde de 423 inscrições de 59 países e regiões.
A cerimônia foi prestigiada pela princesa Akishino, que participou da entrega dos prêmios. O documentário narra a história de um homem que foi abusado sexualmente por homens quando criança e mostra sua jornada para confrontar esse trauma com o apoio de sua esposa.
Além do Grand Prix, o prêmio na categoria de propostas de produção para países com orçamentos limitados foi concedido à série “Matata & Friends on Safari”, que utiliza fantoches, animação e ação ao vivo para educar crianças sobre os efeitos das mudanças climáticas na vida selvagem.
Algumas das obras premiadas serão exibidas no canal educacional da NHK no próximo mês. A vitória do documentário “Can I Hug You?” destaca não apenas a importância de discutir temas delicados como o abuso sexual, mas também a necessidade de dar voz às vítimas e promover a conscientização sobre esses problemas em sociedades onde tais tópicos são frequentemente silenciados.
- Eleição presidencial na Romênia é anulada por interferência russa - 7 de dezembro de 2024 12:22 pm
- Filipinas realizam exercício militar conjunto com Japão e EUA - 7 de dezembro de 2024 12:15 pm
- Japão reforça importância de laços com a Coreia do Sul - 7 de dezembro de 2024 12:09 pm