Seul, Coreia do Sul, 2 de novembro de 2024 (Yonhap) – A Coreia do Sul e os Estados Unidos conduziram, na sexta-feira (1), seus primeiros exercícios conjuntos de ataque com drones, conforme anunciado pela Força Aérea sul-coreana. A ação ocorreu um dia após o lançamento de um míssil balístico intercontinental (ICBM) pela Coreia do Norte.
Os exercícios de fogo real contaram com o uso de um drone de vigilância RQ-4B Global Hawk sul-coreano e um drone de ataque MQ-9 Reaper dos EUA. As operações ocorreram em um local não especificado na Coreia do Sul, em uma demonstração das capacidades militares dos aliados contra as crescentes ameaças do Norte.
Segundo a Força Aérea, os exercícios seguiram um cenário de ataque à origem de uma provocação inimiga. No exercício, o drone sul-coreano coletou dados de alvos simulados e compartilhou as informações com o drone norte-americano. Após receber as coordenadas, o Reaper lançou uma munição GBU-38 para atingir com precisão o alvo designado.
Um representante militar mencionou que os dois países inicialmente não planejavam divulgar os exercícios, mas optaram por fazê-lo como um alerta ao Norte após o lançamento do ICBM.
Mais cedo, a Coreia do Norte anunciou o lançamento bem-sucedido do novo ICBM Hwasong-19 no dia anterior, considerado pelo exército sul-coreano como o maior míssil de longo alcance já testado pelo país.
- Tailândia intensifica esforços para atrair turistas chineses - 18 de junho de 2025 4:53 am
- Japão orienta cidadãos a deixarem o Irã imediatamente - 18 de junho de 2025 4:47 am
- Shoigu se reúne com Kim para reforçar parceria militar - 18 de junho de 2025 4:09 am