Pyongyang, Coreia do Norte, 1 de novembro de 2024 (Korean Central News Agency) – A Coreia do Norte anunciou o lançamento bem-sucedido de seu mais novo míssil balístico intercontinental (ICBM), o Hwasong-19, ocorrido na última quinta-feira (31). Segundo a emissora estatal Korean Central Television, o líder Kim Jong Un esteve presente no local de lançamento, acompanhado de autoridades do alto escalão do governo norte-coreano.
Imagens transmitidas na manhã de hoje (1) mostram o míssil sendo transportado por uma plataforma móvel de 22 rodas, que emergiu de uma floresta antes do lançamento. Pintado em um padrão preto e branco quadriculado, o Hwasong-19 foi disparado após uma contagem regressiva, emitindo uma densa nuvem de fumaça branca ao subir no céu.
De acordo com os dados divulgados pela mídia estatal, o míssil atingiu uma altitude máxima de 7.687,5 quilômetros, percorrendo uma distância de 1.001,2 quilômetros antes de cair em águas abertas no Mar do Japão, dentro da área de alvo designada.
A Coreia do Norte descreveu o Hwasong-19 como a “versão definitiva” de um ICBM. Kim Jong Un, citado pela imprensa estatal, declarou que “o sucesso do novo míssil comprova perante o mundo que a posição hegemônica que conquistamos é absolutamente irreversível”. O ditador norte-coreano reforçou ainda que o país “nunca mudará sua postura de fortalecimento de suas forças nucleares” e afirmou o compromisso contínuo com o desenvolvimento de armamentos nucleares e míssilísticos.
A ação eleva as tensões regionais e é observada com preocupação pela comunidade internacional, que teme uma escalada armamentista na Península Coreana.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am