Tóquio, Japão, 27 de novembro de 2024, Associated Press — A cerimônia de funeral e sepultamento da Princesa Mikasa começou na manhã desta terça-feira (26) no Cemitério Toshimagaoka, em Tóquio. A princesa faleceu no dia 15 de novembro aos 101 anos, devido à velhice, em um hospital da capital japonesa.
O cortejo fúnebre partiu da residência da Princesa Mikasa, no Palácio de Akasaka, por volta das 9h, com funcionários e servos da família imperial presentes. O veículo que transportava o caixão seguiu em direção ao cemitério, passando pelo Palácio Imperial.
No cemitério, o caixão foi levado por porteiros enquanto membros da família imperial, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba e outros presentes assistiam à cerimônia. O serviço de despedida teve início por volta das 10h, após o caixão ser colocado sobre uma plataforma no local.
Uma mensagem de condolências foi lida, seguida de um momento de despedida de representantes do Imperador, da Imperatriz, do Imperador Emeritus e da Imperatriz Emerita. A neta da Princesa, a Princesa Akiko, que atuou como principal enlutada, também fez um discurso, assim como outros membros da família imperial, incluindo o Príncipe Herdeiro e a Princesa Herdeira Akishino.
Seguindo a tradição da Família Imperial, o Imperador e a Imperatriz, bem como o Imperador Emeritus e a Imperatriz Emerita, não estiveram presentes na cerimônia.
O público geral poderá prestar suas últimas homenagens no local, com horários estabelecidos das 11h50 às 12h40 e das 13h40 às 14h40.
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am
- Cinco montanhas de Kyoto iluminam o céu no festival Gozan - 18 de agosto de 2025 1:22 am
- Johnson critica plano de paz de Trump: Ucrânia “não ganha nada” - 18 de agosto de 2025 1:10 am