Washington, D.C., Estados Unidos – 8 de novembro de 2024 – Associated Press. Em seu primeiro discurso após as eleições presidenciais, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu unidade nacional e garantiu uma transição pacífica de poder para o presidente eleito, Donald Trump. Biden, que falou na Casa Branca nesta quinta-feira (7), destacou sua confiança no sistema eleitoral americano e reforçou o desejo de diminuir a polarização no país.
“Acredito que, independente de quem você tenha votado, podemos nos enxergar não como adversários, mas como compatriotas americanos. Precisamos reduzir a temperatura,” declarou Biden. Ele também enfatizou a integridade do sistema eleitoral, afirmando que é “honesto, justo, transparente e digno de confiança, ganhando ou perdendo”.
Biden expressou o desejo de encerrar questionamentos sobre a credibilidade das eleições e assegurou que, até o fim de seu mandato, sua equipe continuará a trabalhar com dedicação para assegurar uma transição de governo sem obstáculos.
Segundo reportagens de veículos de comunicação dos EUA, a equipe de transição de Trump já iniciou os preparativos, e as discussões estão centradas em potenciais nomeações para cargos importantes da nova administração. Entre os nomes mencionados está o empresário bilionário Elon Musk, que apoiou Trump durante a campanha e teria se encontrado com ele em sua residência na quarta-feira (6).
Biden encerrou o discurso enfatizando a importância de um país unido e forte, onde a política de transição seja um exemplo de democracia e respeito mútuo.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am