3.7 C
Kóka
domingo, 8 dezembro, 2024 5:55: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Zelenskyy alerta: tropas norte-coreanas na linha de frente

Presidente ucraniano prevê chegada de soldados no domingo.

Kiev, Ucrânia, 26 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Ukrinform – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy alertou que suas forças podem enfrentar um novo inimigo em breve. Ele espera que tropas da Coreia do Norte apareçam em “zonas de combate” já no domingo (27).

Ucrânia, Estados Unidos e outros países ocidentais afirmam ter evidências de que a Coreia do Norte já enviou milhares de soldados para a Rússia. Na sexta-feira (22), Zelenskyy publicou no X que foi informado por um comandante de alto escalão sobre como esses militares serão utilizados.

O presidente ucraniano advertiu que o envolvimento norte-coreano “não deve ser recebido com indiferença ou comentários incertos, mas com pressão tangível tanto sobre Moscou quanto sobre Pyongyang”.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte emitiu um comunicado através da agência de notícias estatal, afirmando que qualquer decisão de enviar tropas estaria em conformidade com o direito internacional. O ministério ressaltou que “não se envolve diretamente” na questão e “não sente necessidade de confirmá-la separadamente”.

Autoridades sul-coreanas anunciaram na quinta-feira (24) que enviarão uma delegação à Bélgica no início da próxima semana para compartilhar informações com a OTAN e a União Europeia. A visita incluirá altos funcionários do Serviço Nacional de Inteligência e dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

A Coreia do Sul não forneceu armas letais à Ucrânia até o momento. No entanto, o presidente Yoon Suk-yeol declarou na quinta-feira que, dependendo dos movimentos do Norte, os oficiais revisarão a política “de forma mais flexível”.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img