Kiev, Ucrânia, 28 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy reiterou seu apelo às nações ocidentais por ajuda para fortalecer as capacidades de defesa aérea do país. Em uma postagem em suas redes sociais neste domingo (27), Zelenskyy revelou que somente nesta semana, a Rússia utilizou mais de 1.100 bombas aéreas guiadas e mais de 560 drones de ataque contra a Ucrânia.
“A Rússia não cessa seu terror contra a Ucrânia”, afirmou o presidente, compartilhando vídeos que mostram os danos causados pelos ataques russos. Sua mensagem enfatiza: “A Ucrânia precisa de mais sistemas de defesa aérea. Precisamos de um forte apoio de nossos parceiros.”
Entre sexta-feira (25) e sábado (26), ataques russos com mísseis e drones nas cidades de Kiev e Dnipro resultaram na morte de seis civis, intensificando a urgência do pedido de Zelenskyy por mais proteção aérea.
Paralelamente, a agência de inteligência de defesa ucraniana divulgou nas redes sociais uma suposta interceptação de rádio da polícia russa, sugerindo que um caminhão transportando soldados norte-coreanos está a caminho da região ocidental de Kursk, na Rússia, onde forças ucranianas conduzem uma operação transfronteiriça.
Zelenskyy já havia alertado que espera que as tropas norte-coreanas enviadas à Rússia entrem em zonas de combate a partir deste domingo (27), adicionando uma nova dimensão ao conflito em curso.
Esta escalada nos ataques aéreos e a possível introdução de tropas estrangeiras no conflito ressaltam a crescente complexidade da guerra na Ucrânia, reforçando a necessidade urgente de apoio internacional para a defesa do país.
- Dri Vallejo relembra carreira no Sons do Brasil 529 - 16 de junho de 2025 9:42 am
- Semana do Brasil na Expo 2025 Osaka com música brasileira, cultura, diversidade e sustentabilidade - 16 de junho de 2025 8:24 am
- Índia cria comitê para apurar queda de avião da Air India - 16 de junho de 2025 8:03 am