Kiev, Ucrânia, 22 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Um evento gastronômico realizado nesta segunda-feira na capital ucraniana, Kiev, apresentou pratos preparados com ingredientes colhidos de terras agrícolas recentemente desminadas. A iniciativa busca chamar a atenção para os esforços de reconstrução do país e a importância da remoção de minas terrestres.
Cerca de 50 diplomatas do Japão e de outros países participaram do evento em um restaurante de Kiev, organizado pelo governo ucraniano e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Segundo a ONU, mais de 20% do território ucraniano pode estar contaminado com minas e artefatos explosivos não detonados.
Haoliang Xu, administrador associado do PNUD, destacou que a remoção de minas das terras agrícolas ucranianas ajudará o país a retomar as exportações de grãos para nações em desenvolvimento.
Os participantes degustaram cinco pratos, incluindo o tradicional borscht, preparados pela renomada chef local Olha Martynovska. Os ingredientes do borscht, como beterrabas e cebolas, foram colhidos em terras desminadas na região de Kiev.
Martynovska expressou sua tristeza ao ver terras férteis contaminadas por minas e pediu apoio internacional, enfatizando que o povo ucraniano não está sozinho nessa luta.
Yuji Tokita, diplomata da embaixada japonesa na Ucrânia, afirmou que o evento ajudou a compreender a importância do trabalho de desminagem e reiterou o compromisso do Japão em apoiar esses esforços.
- Macron se reúne com Trump e Zelenskyy antes de evento em Paris - 8 de dezembro de 2024 5:22 am
- Árvore de Natal é iluminada em Kyiv com esperança de paz - 8 de dezembro de 2024 5:15 am
- Tribunal dos EUA mantém lei para banir TikTok em 2024 - 8 de dezembro de 2024 5:09 am