Kiev, Ucrânia, 20 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, acusou a Rússia de escalar sua invasão ao envolver a Coreia do Norte “em escala de guerra”. Em declaração nas redes sociais na sexta-feira (18), Sybiha afirmou: “A Coreia do Norte está auxiliando a agressão russa contra a Ucrânia com armas e pessoal. Não mercenários. Unidades regulares.”
O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul corroborou essa informação, relatando que a Coreia do Norte enviou cerca de 1.500 soldados das forças especiais para o Extremo Oriente russo neste mês. Acredita-se que essas tropas serão deslocadas para a linha de frente na Ucrânia após treinamento pelo exército russo.
Kyrylo Budanov, chefe da inteligência de defesa ucraniana, teria afirmado que aproximadamente 11.000 soldados de infantaria norte-coreanos estão atualmente em treinamento na Rússia, com previsão de estarem prontos para combate contra a Ucrânia até 1º de novembro.
Diante dessas alegações, o Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte, declarou aos repórteres na sexta-feira (18): “No momento, nossa posição oficial é que não podemos confirmar relatos de que norte-coreanos estão ativamente engajados como soldados no esforço de guerra.”
Sybiha reiterou apelos por apoio a Kiev por parte dos países ocidentais para pôr fim à invasão. O envolvimento direto de tropas norte-coreanas, se confirmado, representaria uma significativa escalada no conflito, potencialmente alterando a dinâmica da guerra e as relações internacionais na região.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am