Ancara, Turquia, 26 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Anadolu – O governo turco afirmou que o ataque a uma empresa aeroespacial e de defesa na quarta-feira (21) foi realizado por dois membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). O incidente, ocorrido nas instalações da Turkish Aerospace Industries próximo à capital Ancara, resultou em cinco mortes e 22 feridos durante um confronto entre os atacantes e as forças de segurança.
O Ministro do Interior, Ali Yerlikaya, declarou na quinta-feira (22) que os dois agressores, mortos durante o embate, foram identificados como membros do PKK, grupo designado como terrorista pelo governo turco e nações ocidentais.
Em resposta ao ataque, o governo turco anunciou ter realizado ataques aéreos contra 47 alvos terroristas no norte do Iraque e da Síria. Esta não é a primeira vez que a Turquia é alvo de ataques do PKK, tendo o exército turco retalizado anteriormente contra alvos militantes curdos supostamente afiliados ao grupo nessas regiões.
O Ministro da Defesa turco, Yasar Guler, enfatizou que as operações militares “continuarão de forma resoluta e sem compromisso”. Esta declaração sugere uma postura firme do governo turco em sua luta contra o PKK, indicando a possibilidade de futuras ações militares na região.
- Europa se divide em respostas a operações no Irã - 6 de março de 2026 4:51 am
- Japão inicia evacuação de cidadãos no Oriente Médio - 6 de março de 2026 4:42 am
- Putin ameaça cortar fornecimento de gás natural para Europa - 5 de março de 2026 10:19 pm




















