Tóquio, Japão, 6 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que Israel deveria atacar as instalações nucleares do Irã durante um comício de campanha realizado na sexta-feira (3) no estado da Carolina do Norte.
Respondendo a uma pergunta sobre contramedidas ao recente ataque de mísseis do Irã contra Israel, Trump criticou duramente a posição do presidente Joe Biden, que se opôs a um possível ataque israelense aos locais nucleares iranianos.
“Biden errou completamente nessa”, afirmou Trump. O candidato republicano à presidência acrescentou que a resposta de Biden deveria ter sido: “Ataquem primeiro as instalações nucleares e se preocupem com o resto depois”.
Esta declaração de Trump destaca as divergências entre os dois principais candidatos à presidência dos EUA sobre a política externa no Oriente Médio. Enquanto Biden tem adotado uma abordagem mais cautelosa, Trump defende uma postura mais agressiva em relação ao Irã.
A sugestão de Trump para um ataque israelense às instalações nucleares iranianas aumenta as tensões em uma região já volátil, levantando preocupações sobre uma possível escalada do conflito no Oriente Médio.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am