Tóquio, Japão, 18 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Grande parte da região de Kanto, incluindo Tóquio, e o centro do Japão experimentaram mais um dia de clima semelhante ao verão na quinta-feira (14), com temperaturas ultrapassando os 25 graus Celsius.
A cidade de Iida, na prefeitura de Nagano, registrou uma máxima diurna de 29,1°C, enquanto Sano, na prefeitura de Tochigi, atingiu 29°C. Kofu, na prefeitura de Yamanashi, chegou a 28,7°C, e o centro de Tóquio marcou 26°C.
As temperaturas no centro de Tóquio atingiram 25°C ou mais por seis dias consecutivos, igualando o recorde de calor para a segunda metade de outubro estabelecido em 1951. A capital japonesa já teve 12 dias este mês com temperaturas de 25°C ou mais, um recorde para outubro desde que a Agência Meteorológica começou a coletar dados em 1875.
O calor prolongado aparentemente atrasou o início da temporada de folhagem de outono em áreas turísticas populares, como o Lago Chuzenji e a Encosta Iroha, na cidade de Nikko, prefeitura de Tochigi. Um centro de informações turísticas local relata que as folhas dos bordos e outras árvores da região começaram a ficar vermelhas e amarelas mais de uma semana depois do habitual devido às altas temperaturas em setembro.
Na área ao redor da Cachoeira Ryuzu, onde a temporada de folhagem de outono geralmente atinge o pico no início de outubro, as folhas só começaram a mudar de cor há alguns dias. Muitas árvores ao redor do Lago Chuzenji ainda mantêm suas folhas verdes, evidenciando o impacto das altas temperaturas na tradicional paisagem outonal japonesa.
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am
- Corrida de drones anima campos de arroz em Yamagata - 29 de setembro de 2025 3:37 am
- ONU restabelece sanções nucleares contra o Irã - 29 de setembro de 2025 3:32 am