Fukushima, Japão, 31 de outubro de 2024 — NHK – A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) anunciou que um dispositivo de recuperação conseguiu capturar detritos nucleares no vaso de contenção do reator número 2 da usina de Fukushima Daiichi. A informação foi divulgada pela agência de notícias Kyodo.
A operação de remoção de detritos foi reiniciada na segunda-feira (28) após uma suspensão de cerca de um mês e meio devido a problemas com as câmeras do equipamento de recuperação. O processo começou em setembro, mas foi interrompido para solucionar os contratempos técnicos.
Na quarta-feira (30), um dispositivo de captação foi baixado por cabo até o interior do vaso de contenção do reator, onde conseguiu coletar alguns gramas de detritos. A TEPCO afirmou que o nível de radiação dos detritos será medido após a retirada do dispositivo de recuperação, uma operação que deve levar vários dias. Se a radiação estiver abaixo de um certo nível, os detritos serão armazenados em um container de transporte.
A remoção de detritos nucleares é considerada a etapa mais desafiadora na desativação da usina Fukushima Daiichi, que foi gravemente afetada pelo acidente de 2011. Se esta tentativa for bem-sucedida, será a primeira vez que detritos foram recuperados na usina desde a tragédia.
- Trump vence com ampla margem e domina estados-chave - 11 de novembro de 2024 6:38 am
- Biden e Trump se encontrarão na Casa Branca na quarta-feira - 11 de novembro de 2024 6:32 am
- Putin ratifica tratado de parceria estratégica com Coreia do Norte - 11 de novembro de 2024 6:26 am