Washington, Estados Unidos, 5 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Associated Press – Dois senadores democratas dos Estados Unidos enviaram uma carta ao presidente e CEO da US Steel, David Burritt, expressando preocupação com relatos de que ele poderá receber um pagamento substancial após a aquisição da empresa pela japonesa Nippon Steel.
Elizabeth Warren, de Massachusetts, e Sherrod Brown, de Ohio, enviaram a carta datada de 2 de outubro, na qual afirmam: “Estamos preocupados com relatos de que você está na linha para receber 72 milhões de dólares em dinheiro e benefícios adicionais se o acordo for concluído.”
Os senadores caracterizam a situação como um “repulsivo conflito de interesses”, no qual os executivos da US Steel podem se enriquecer às custas dos trabalhadores da empresa. Eles solicitaram a Burritt que ofereça uma explicação sobre esta e outras questões até 16 de outubro.
A carta também critica a Nippon Steel, alegando que sua conduta aumentou as preocupações do sindicato United Steelworkers de que a empresa japonesa “não se comprometerá a apoiar a siderurgia nos Estados Unidos a longo prazo”
O sindicato United Steelworkers se opõe firmemente ao plano de aquisição. A iniciativa dos senadores democratas é vista como uma tentativa de conquistar o apoio do sindicato à medida que se aproximam as eleições presidenciais dos EUA.
As duas siderúrgicas concordaram com a aquisição em dezembro do ano passado. O Comitê de Investimento Estrangeiro nos EUA está analisando o acordo. Em um determinado momento, relatos da mídia indicaram que o presidente Joe Biden estava prestes a bloquear a aquisição, com base nas recomendações do comitê.
Agora, espera-se que o comitê tome sua decisão após as eleições presidenciais de novembro, já que a Nippon Steel reapresentou seu plano de aquisição.
- Taiwan detecta 12 aeronaves e 5 navios militares chineses - 10 de novembro de 2024 9:14 am
- Biden e Trump se encontrarão na Casa Branca na quarta-feira - 10 de novembro de 2024 8:19 am
- Coreia do Norte: Cúmplice disfarçada na guerra da Rússia - 10 de novembro de 2024 7:54 am