Londres, Reino Unido, 23 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O Secretário de Defesa britânico, John Healey, declarou nesta terça-feira (22) que é “altamente provável” que centenas de soldados norte-coreanos tenham começado a se deslocar para a Rússia para apoiar a invasão de Moscou à Ucrânia. A declaração vem após o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul revelar que a Coreia do Norte enviou cerca de 1.500 soldados para o Extremo Oriente russo este mês.
Healey afirmou ao Parlamento: “É altamente provável que a transferência de centenas de tropas de combate da Coreia do Norte para a Rússia tenha começado”. Ele acrescentou que “soldados norte-coreanos apoiando a guerra de agressão da Rússia em solo europeu” é “tão chocante quanto desesperador”.
Um veículo de mídia independente russo postou um vídeo online mostrando o que afirma ser um grupo de soldados norte-coreanos camuflados. A análise das imagens supostamente identificou a localização como uma base militar em Sergeyevka, no Extremo Oriente russo.
Enquanto isso, na Ucrânia, o Procurador-Geral Andriy Kostin anunciou sua renúncia na terça-feira (22), após alegações de que promotores e outros funcionários locais teriam mentido sobre a gravidade de suas deficiências para evitar o serviço militar. Kostin, que assumiu o cargo em julho de 2022, vinha trabalhando com o Tribunal Penal Internacional para investigar crimes de guerra na Rússia.
Essas desenvolvimentos ressaltam a crescente complexidade do conflito na Ucrânia e levantam preocupações sobre a escalada das tensões internacionais, com a possível entrada de novos atores no cenário bélico.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am