Miyagi, Japão, 30 de outubro de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Após mais de 13 anos, um reator nuclear localizado na província de Miyagi, no nordeste do Japão, foi reativado na terça-feira (29), marcando a retomada das operações em uma área fortemente impactada pelo terremoto e tsunami de 2011. A Tohoku Electric Power Company, operadora da planta nuclear de Onagawa, anunciou que o reator nº 2 foi religado após extensas reformas e verificações de segurança.
Durante o desastre de 2011, o reator sofreu interrupção de várias fontes de energia externas e teve suas instalações subterrâneas inundadas. Em resposta aos danos, a Tohoku Electric realizou uma série de medidas de segurança, incluindo a elevação do paredão de contenção da planta para 29 metros acima do nível do mar. Em 2020, o reator passou pela triagem da Autoridade de Regulação Nuclear, e inspeções de segurança foram concluídas posteriormente.
Na noite de terça-feira, (29), a Tohoku Electric iniciou o processo de reativação do reator ao retirar as barras de controle, com expectativa de alcançar uma reação em cadeia autossustentável ainda no fim da noite. A previsão é que a geração de eletricidade comece no início de novembro.
O reator nº 2 de Onagawa é do tipo água fervente, o mesmo usado na usina de Fukushima Daiichi, que sofreu danos críticos no desastre de 2011. Este é o primeiro reator desse tipo a ser reativado na região afetada pelo tsunami, além de ser o primeiro reator no leste do Japão a retomar operações após o desastre.
Até o momento, todos os 12 reatores reativados no Japão desde 2011 estavam localizados na região oeste do país. A reativação de Onagawa marca um importante passo para o governo japonês, que planeja utilizar a energia nuclear como parte de sua estratégia para alcançar uma sociedade sem carbono e garantir a estabilidade no fornecimento de energia.
Há planos de reativar em dezembro o reator nº 2 da usina nuclear de Shimane, operado pela Chugoku Electric Power Company. Outras plantas, como Kashiwazaki-Kariwa, em Niigata, e Tokai nº 2, em Ibaraki, também estão em fase de planejamento para retomar operações, aguardando a compreensão das comunidades locais.
- Rússia lança ataque recorde com drones contra a Ucrânia - 11 de novembro de 2024 6:50 am
- Trump vence com ampla margem e domina estados-chave - 11 de novembro de 2024 6:38 am
- Biden e Trump se encontrarão na Casa Branca na quarta-feira - 11 de novembro de 2024 6:32 am