Moscou, Rússia, 1 de outubro de 2024 – Agência de Notícias TASS – O presidente russo Vladimir Putin reiterou sua determinação em continuar a invasão da Ucrânia no segundo aniversário da declaração unilateral de anexação de quatro regiões ucranianas. Em mensagem de vídeo divulgada na segunda-feira (30), Putin congratulou os cidadãos russos pelo que chamou de “evento verdadeiramente fatídico”, afirmando que “todos os objetivos estabelecidos serão alcançados”.
Em 30 de setembro de 2022, a Rússia declarou unilateralmente a anexação de Donetsk e Luhansk no leste da Ucrânia, além de Kherson e Zaporizhzhia no sul. A Ucrânia, que não respondeu oficialmente à mensagem de Putin, mantém o objetivo de recuperar essas quatro regiões e outras áreas ocupadas, buscando pôr fim ao conflito.
Paralelamente, o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, informou a um repórter da TV estatal que as emendas à doutrina nuclear do país foram preparadas e estão prontas para serem formalizadas. Putin propôs mudanças na doutrina nuclear durante uma reunião do Conselho de Segurança do país na quarta-feira (25).
Essas alterações na doutrina nuclear são vistas como uma advertência contra o pedido da Ucrânia aos países ocidentais para suspenderem as restrições ao uso de armas de longo alcance fornecidas, que permitiriam ataques a alvos em território russo.
A reafirmação de Putin sobre a continuidade da invasão e as mudanças na doutrina nuclear russa elevam as tensões na região, sinalizando uma possível escalada no conflito. A comunidade internacional observa com preocupação esses desenvolvimentos, temendo uma expansão do conflito para além das fronteiras ucranianas.
- EUA enviam sistema antimíssil THAAD para Israel - 16 de outubro de 2024 8:51 am
- Usina ucraniana segue danificada após ataques russos - 16 de outubro de 2024 8:46 am
- Navio chinês colide com embarcação filipina no Mar do Sul - 16 de outubro de 2024 8:41 am