Tóquio, Japão, 26 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A polícia japonesa está intensificando seus esforços contra publicações em redes sociais que recrutam pessoas para empregos de meio período suspeitos, respondendo a esses anúncios com mensagens de alerta. Esta ação surge após uma série de roubos e outros crimes no Japão, onde os perpetradores parecem ter sido recrutados através desses anúncios.
A Divisão de Crime Organizado da Agência Nacional de Polícia tem monitorado ativamente a internet em busca de publicações suspeitas. Na sexta-feira (22), as autoridades identificaram várias mensagens suspeitas com expressões como “emprego de meio período com pagamento no mesmo dia” e “simples, fácil e bem remunerado”.
A Agência Nacional de Polícia e 30 departamentos policiais prefeiturais estão publicando mensagens de alerta nas discussões dessas postagens. Os avisos incluem: “Presume-se que esta publicação recrute pessoas para participar de crimes. Os envolvidos podem ser presos e enfrentar punições criminais, como prisão” ou “É improvável que você receba qualquer recompensa e será usado como um trabalhador descartável”.
Segundo a polícia, essas mensagens visam aconselhar pessoas interessadas em empregos suspeitos a não se envolverem, além de alertar grupos criminosos que a polícia está ciente de suas publicações. No ano passado, as autoridades responderam a mais de 34.000 postagens suspeitas.
Aota Tomoko, oficial da Agência Nacional de Polícia, adverte que anúncios que não especificam detalhes do trabalho e direcionam os candidatos para um aplicativo criptografado provavelmente estão recrutando para empregos suspeitos. Ela alerta que qualquer pessoa que aceite esse tipo de trabalho acabará sendo usada até ser presa.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am