Tóquio, Japão, 4 de outubro de 2024 – Agência de Notícias NHK – A polícia japonesa obteve mandados de prisão para 12 cidadãos japoneses no Camboja, suspeitos de participação em um esquema de fraude telefônica. Os investigadores acreditam que o grupo realizava chamadas fraudulentas para potenciais vítimas no Japão.
As autoridades japonesas já enviaram uma equipe ao Camboja e planejam efetuar as prisões na próxima semana, após a transferência dos suspeitos de volta ao Japão. Os cidadãos japoneses foram colocados sob custódia protetiva pelas autoridades locais na cidade cambojana de Bavet, no sudeste do país, em agosto.
No local onde os suspeitos foram encontrados, as autoridades descobriram diversos celulares e listas contendo nomes de cidadãos japoneses. A investigação da polícia japonesa revelou que os suspeitos se passavam por policiais e outros oficiais em ligações para vítimas no Japão, enganando-as para obter dinheiro.
Fontes indicam que alguns dos indivíduos explicaram às autoridades locais que foram atraídos ao Camboja com promessas de empregos fáceis e bem remunerados. A polícia suspeita que essas pessoas viajaram ao Camboja após responderem a anúncios de empregos ilegais encontrados nas redes sociais.
De acordo com a Agência Nacional de Polícia do Japão, no ano passado, foram presas 69 pessoas de nacionalidade japonesa na Tailândia, Filipinas, Camboja e Vietnã por suposto envolvimento em golpes telefônicos. Cerca de 70% desse total, ou 47 indivíduos, foram detidos no Camboja.
Este caso destaca a crescente preocupação com operações criminosas transnacionais e a vulnerabilidade de cidadãos japoneses a esquemas de recrutamento para atividades ilegais no exterior. A cooperação entre as autoridades japonesas e cambojanas nesta operação demonstra os esforços internacionais para combater o crime organizado na região.
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 30 de janeiro de 2026 10:32 pm
- Número de estrangeiros no mercado japonês bate recorde - 30 de janeiro de 2026 9:26 pm
- EUA decertificam aeronaves canadenses em nova escalada - 30 de janeiro de 2026 8:45 pm
















