32.6 C
Kóka
domingo, 3 agosto, 2025 1:11: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Myanmar retorna à cúpula da ASEAN após três anos de ausência

Junta militar envia representante para discussões sobre crise no país.

Vientiane, Laos, 9 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Myanmar enviou um representante à cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) pela primeira vez em cerca de três anos, marcando um possível ponto de virada nas relações diplomáticas da região. A série de reuniões de três dias, iniciada nesta quarta-feira (9) em Vientiane, Laos, tem como foco principal os esforços para restaurar a calma em Myanmar, que está mergulhado em um conflito entre forças militares e pró-democracia.

A junta militar de Myanmar enviou um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores para o encontro. Esta participação ocorre após um longo período de ausência, iniciado quando a ASEAN deixou de convidar representantes da junta militar que tomou o poder em um golpe em 2021.

As discussões também incluirão sessões entre as nações membros e países como Japão, China e Estados Unidos, ampliando o escopo das conversações para além das questões internas de Myanmar.

A presença de Myanmar na cúpula ocorre em um contexto de tentativas de implementação do consenso de cinco pontos acordado pela ASEAN em 2021, que incluía um apelo pelo fim imediato da violência no país. Apesar das disputas sobre a implementação desse acordo, a participação atual sinaliza uma postura mais positiva da junta em relação ao diálogo em nível ministerial com a ASEAN.

Esta mudança de postura pode representar uma oportunidade para avanços diplomáticos na resolução da crise em Myanmar, embora os desafios permaneçam significativos. A comunidade internacional observa atentamente os resultados desta cúpula, esperando que possa abrir caminho para uma solução pacífica e democrática para o conflito no país.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img