Tóquio, Japão — 31 de outubro de 2024 (Japan Standard Time) — NHK – O Ministério dos Transportes do Japão anunciou que emitirá uma ordem de melhoria operacional para a Japan Freight Railway Company (JR Freight), uma das maiores empresas de transporte ferroviário de carga do país, após revelações de fraudes nos dados de manutenção de vagões. Em setembro, a JR Freight admitiu que houve falsificação de dados no processo de encaixe de rodas em eixos dos vagões.
A JR Freight informou que a irregularidade envolvia a manipulação dos dados de pressão de encaixe, para que estes aparentassem estar dentro dos padrões exigidos. Após essa descoberta, verificou-se que empresas ferroviárias adicionais também apresentaram falhas semelhantes.
Em resposta, o ministério investigou a gestão de segurança e outros procedimentos em oito operadoras de ferrovia onde foram identificadas irregularidades, de acordo com a Lei de Negócios Ferroviários. A investigação concluiu que a JR Freight não possuía diretrizes internas específicas para o ajuste das rodas aos eixos e que as instruções sobre reescrita de registros de manutenção eram passadas verbalmente entre os funcionários.
As autoridades exigiram que a JR Freight revise seu sistema de gestão de segurança e, antes de formalizar a ordem de melhoria, ouvirão a posição da empresa. A medida visa garantir que práticas como essa não se repitam e que haja maior rigor na manutenção de equipamentos ferroviários.
Além da JR Freight, o ministério emitiu orientações administrativas para outras sete empresas investigadas, incluindo Tokyo Metro, Keio Corporation, Tokyu Railways e East Japan Railway Company, reforçando a necessidade de aprimoramento nos controles de segurança e transparência em seus processos de manutenção.
- Gestantes e mães em amamentação no Japão apresentam risco elevado de suicídio - 15 de julho de 2025 3:46 am
- Colisão entre ônibus e caminhão deixa dois mortos em Tokushima - 15 de julho de 2025 3:35 am
- Intense tropical cyclone hits Hokkaido - 15 de julho de 2025 2:53 am