Pyongyang, Coreia do Norte, 1 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Central Coreana (KCNA) – O líder norte-coreano Kim Jong Un visitou no domingo (1) áreas gravemente afetadas pelas fortes chuvas ocorridas no final de julho, ordenando aos trabalhadores que acelerem os projetos de reconstrução. A informação foi divulgada pela televisão estatal Korean Central Television nesta segunda-feira (2).
Kim inspecionou a província de Pyongan do Norte, no noroeste do país, onde cerca de 4.100 residências foram afetadas pelas inundações. Durante a visita, o líder enfatizou que “aliviar o sofrimento das vítimas das enchentes o mais rápido possível e restaurar a produção e a ordem de vida nas áreas afetadas ao nível normal” é a tarefa mais urgente para o partido e o governo.
A mídia estatal também divulgou fotografias de Kim visitando os canteiros de obras e encorajando os trabalhadores. Em agosto, o líder norte-coreano havia estimado que os trabalhos de reconstrução de moradias e outras infraestruturas levariam pelo menos dois a três meses.
A visita de Kim às áreas afetadas parece ter como objetivo demonstrar sua determinação em acelerar os esforços de reconstrução pós-desastre, especialmente às vésperas da abertura da Assembleia Popular Suprema, marcada para 7 de outubro.
Paralelamente aos esforços de reconstrução, Kim também tem demonstrado interesse em acelerar o desenvolvimento nuclear e de mísseis do país. No início deste mês, ele visitou uma instalação de enriquecimento de urânio e supervisionou o teste de lançamento do Hwasong-11, um novo tipo de míssil balístico tático.
Esta dualidade nas ações de Kim Jong Un reflete a complexa realidade da Coreia do Norte, onde desafios internos como desastres naturais coexistem com ambições geopolíticas e militares. A comunidade internacional observa atentamente esses desenvolvimentos, buscando compreender as implicações para a estabilidade regional e global.
- EUA enviam sistema antimíssil THAAD para Israel - 16 de outubro de 2024 8:51 am
- Usina ucraniana segue danificada após ataques russos - 16 de outubro de 2024 8:46 am
- Navio chinês colide com embarcação filipina no Mar do Sul - 16 de outubro de 2024 8:41 am