Tóquio, Japão, 29 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O presidente da Federação Empresarial do Japão (Keidanren), Masakazu Tokura, instou os partidos políticos japoneses a concentrarem-se em políticas que promovam o crescimento econômico e superem os desafios atuais. A declaração foi feita após a coalizão governista perder a maioria nas eleições gerais de domingo (27).
Tokura reconheceu que os eleitores demonstraram sua insatisfação com o Partido Liberal Democrático (PLD) após o escândalo do fundo secreto, afirmando que o partido deve aceitar sinceramente o resultado. No entanto, ele enfatizou que o PLD e seu parceiro de coalizão, o Komeito, devem ajudar a garantir a continuidade de políticas estáveis para orientar a economia.
O líder empresarial delineou seis prioridades-chave para o futuro econômico do Japão:
- Expansão econômica através de ciclos de crescimento virtuosos
- Plano energético que inclua o uso pleno da energia nuclear
- Construção de um sistema de seguridade social justo para todas as gerações
- Manutenção do impulso para aumentos salariais
- Revitalização das economias locais
- Fortalecimento da ordem econômica internacional
Esta declaração de Tokura reflete a preocupação do setor empresarial japonês com a estabilidade econômica em meio à turbulência política. Ao enfatizar a necessidade de políticas de crescimento, a Keidanren busca influenciar a agenda econômica do país, independentemente das mudanças no cenário político resultantes da recente eleição.
- Presidente sul-coreano classifica Japão como parceiro-chave - 17 de junho de 2025 5:42 am
- Trump se opõe a plano israelense para matar Khamenei - 17 de junho de 2025 4:43 am
- Chaleira gigante de cobre é destaque na Expo de Osaka - 17 de junho de 2025 4:37 am