Tóquio, Japão, 8 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Campanha Japonesa pela Abolição de Armas Nucleares anunciou nesta segunda-feira (7) a realização de um fórum internacional em Tóquio no próximo ano, visando impulsionar os esforços globais pelo desarmamento nuclear. O evento, marcado para os dias 8 e 9 de fevereiro de 2025 na Universidade do Sagrado Coração, coincide com o 80º aniversário dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki.
Os organizadores planejam convidar autoridades governamentais e especialistas para palestras e discussões sobre temas como a desumanidade das armas nucleares e o apoio aos sobreviventes das bombas atômicas. Uma exposição para mostrar a realidade dos ataques nucleares também está prevista.
A campanha pretende submeter propostas à terceira Reunião dos Estados Partes do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, agendada para março de 2025. Tanaka Terumi, da Confederação Japonesa de Organizações de Vítimas de Bombas A e H (Nihon Hidankyo), expressou preocupação com a menção do primeiro-ministro Ishiba Shigeru ao conceito de “compartilhamento nuclear”, mas reafirmou a importância do fórum para revelar a desumanidade das armas nucleares e pressionar o governo japonês a liderar esforços por um mundo livre de armas nucleares.
Este evento marca um momento crucial nos esforços globais pelo desarmamento, especialmente considerando o histórico único do Japão como única nação a sofrer ataques nucleares em tempos de guerra.
- Família recebe restos de menina desaparecida no tsunami de 2011 - 17 de outubro de 2025 4:20 am
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am