Onomichi, Japão, 26 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – As Forças de Autodefesa do Japão lançaram um novo navio de transporte destinado a carregar equipamentos e pessoal para ilhas remotas durante emergências. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta terça-feira (29) em um estaleiro na cidade de Onomichi, prefeitura de Hiroshima.
O Ministro de Estado da Defesa, Makoto Oniki, cortou simbolicamente uma corda com um machado para liberar o navio ao mar. A embarcação, com cerca de 80 metros de comprimento, tem capacidade para transportar aproximadamente uma dúzia de veículos e pode atracar em portos rasos de ilhas remotas, além de realizar desembarques em praias.
O Ministério da Defesa planeja estabelecer uma nova unidade de transporte marítimo das Forças de Autodefesa em março do próximo ano, especializada no transporte de pessoal e equipamentos da Força Terrestre de Autodefesa para ilhas remotas e outras localidades em situações de emergência. A unidade será baseada no distrito de Kure, em Hiroshima, com pessoal da Força Terrestre de Autodefesa principalmente responsável pela operação dos navios.
Até o final de março de 2028, está prevista a implantação de dez navios de transporte nesta unidade, incluindo quatro embarcações pequenas do mesmo tipo da lançada hoje, dois navios de médio porte e quatro embarcações de alta velocidade.
O Ministério da Defesa afirma que essa configuração permitirá um transporte rápido para as Ilhas Nansei, fortalecendo a postura defensiva do país. A região remota no sudoeste do Japão é pontilhada por ilhas de diversos tamanhos, sendo considerada estrategicamente importante para a defesa nacional.
Este lançamento marca um passo significativo na modernização das capacidades de defesa do Japão, especialmente em relação à proteção de suas ilhas mais distantes, em um contexto de crescentes tensões regionais.
- Taiwan detecta 12 aeronaves e 5 navios militares chineses - 10 de novembro de 2024 9:14 am
- Biden e Trump se encontrarão na Casa Branca na quarta-feira - 10 de novembro de 2024 8:19 am
- Coreia do Norte: Cúmplice disfarçada na guerra da Rússia - 10 de novembro de 2024 7:54 am