Tóquio, Japão, 27 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Sociedade Respiratória Japonesa e outras instituições médicas anunciaram conjuntamente medidas para prevenir a disseminação da pneumonia por micoplasma, que está em ascensão no país. A doença, causada por bactérias, afeta principalmente crianças e tem como sintomas febre e tosse persistente.
Dados do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas mostram que a média semanal de casos relatados por cerca de 500 instituições médicas em todo o país atingiu um novo recorde em 13 de outubro, marcando a terceira alta semanal consecutiva desde a implementação de um novo método de coleta de dados.
O relatório conjunto destaca que a pneumonia por micoplasma se espalha facilmente em escolas e pode ser transmitida de crianças para adultos em ambientes domésticos. As sociedades médicas recomendam boa ventilação e uso de máscaras como medidas eficazes para conter a propagação da infecção, que ocorre através de gotículas produzidas pela tosse e espirros.
As autoridades de saúde aconselham buscar atendimento médico caso você e as pessoas ao seu redor estejam tossindo. O relatório também alerta sobre a confirmação de uma cepa da bactéria resistente a um antibiótico comumente usado no tratamento da pneumonia por micoplasma, recomendando que pacientes que não apresentem melhora após alguns dias de tratamento retornem ao médico.
O professor Hiroshi Mukae, do Hospital Universitário de Nagasaki e membro da Sociedade Respiratória Japonesa, ressalta que não há motivo para pânico, pois muitos casos não são graves. No entanto, ele alerta que o longo período de incubação do patógeno pode levar à disseminação involuntária da doença. Mukae enfatiza a importância de medidas básicas de prevenção, como o uso de máscaras e a lavagem frequente das mãos.
- Carro invade festival nas ruas de Vancouver e mata 9 pessoas - 28 de abril de 2025 6:43 am
- Partido oposicionista da Coreia do Sul escolhe Lee como candidato - 28 de abril de 2025 5:44 am
- Premiê japonês Ishiba inicia visita ao Vietnã e Filipinas - 28 de abril de 2025 2:41 am