Washington, EUA, 11 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O presidente dos stados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, discutiram nesta quarta-feira (9) a resposta de Israel ao ataque de mísseis do Irã ocorrido em 1º de outubro. A conversa telefônica, que durou cerca de 30 minutos e contou com a participação da vice-presidente Kamala Harris, focou na estratégia israelense para lidar com a crescente tensão na região.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, enfatizou que os EUA e Israel continuam em discussões sobre a resposta israelense ao ataque iraniano. Segundo fontes do governo americano citadas pela ABC News, Netanyahu não apresentou uma visão totalmente finalizada para um contra-ataque, mas os membros da administração Biden sentiram que o governo israelense estava receptivo aos argumentos para se ater a alvos militares convencionais, evitando instalações nucleares ou de produção de petróleo.
A Casa Branca informou que Biden ressaltou a necessidade de minimizar danos a civis, especialmente em áreas densamente povoadas de Beirute, em referência à intensificação da ofensiva israelense contra o Hezbollah, grupo xiita apoiado pelo Irã, no Líbano.
Os líderes concordaram em manter contato próximo nos próximos dias, tanto diretamente quanto por meio de suas equipes de segurança nacional. Esta comunicação constante reflete a delicadeza da situação e a preocupação dos EUA em evitar uma escalada do conflito na região.
A discussão entre Biden e Netanyahu ocorre em um momento crítico, com Israel buscando equilibrar uma resposta firme ao ataque iraniano e a necessidade de evitar uma guerra regional mais ampla. A postura dos EUA, aconselhando cautela e foco em alvos convencionais, indica uma tentativa de moderar a resposta israelense e prevenir uma escalada descontrolada do conflito no Oriente Médio.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am