Tel Aviv, Israel, 19 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – As forças militares israelenses intensificam seus esforços para eliminar mais membros seniores do Hamas após a morte do líder do grupo, Yahya Sinwar. O próximo alvo declarado é Muhammad Sinwar, irmão mais novo de Yahya, suspeito de ser um dos planejadores do ataque a Israel em outubro do ano passado.
Daniel Hagari, porta-voz chefe das Forças de Defesa de Israel, fez o anúncio em um briefing na quinta-feira (17). As autoridades israelenses veem a morte de Yahya como uma oportunidade para garantir a libertação de aproximadamente 100 reféns ainda mantidos em Gaza.
O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, declarou em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (18) que a eliminação de Yahya Sinwar remove “um enorme obstáculo” e oferece “uma oportunidade extraordinária para alcançar um cessar-fogo duradouro”.
Contudo, o Hamas não baixa a guarda. Khalil al-Hayya, vice-chefe do grupo em Gaza, confirmou a morte de seu líder, mas prometeu continuar a luta: “Asseguramos que este sangue iluminará nosso caminho e aumentará nossa motivação para perseverar”.
Al-Hayya acrescentou que os reféns não retornarão para casa até que as tropas israelenses cessem sua agressão em Gaza e se retirem completamente da área, sinalizando a continuidade do conflito apesar deste revés significativo para o Hamas.
- Armandinho Macêdo e Kazufumi Miyazawa fecham os shows do Festival Brasil&Latino 2025, em Tóquio - 19 de junho de 2025 11:05 am
- Programa O Sul em Cima edição 14/2025 destaca Beto Scopel e Projeto CCOMA - 19 de junho de 2025 10:23 am
- Rússia abre fórum econômico com foco em países emergentes - 19 de junho de 2025 4:40 am