Tóquio, Japão, 4 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Forças israelenses realizaram um novo ataque contra militantes do Hezbollah no Líbano, anunciando na quarta-feira (2) um ataque “preciso” no centro de Beirute. Israel afirma ter como alvo um edifício usado como base e depósito de armas pelo Hezbollah, enquanto o grupo alega que se tratava de um centro de saúde, com vítimas incluindo paramédicos e socorristas.
Amin Sherri, membro do parlamento do Hezbollah, declarou: “Este inimigo está mostrando sua verdadeira face, sua face criminosa”. Autoridades libanesas relatam que Israel realizou 110 ataques aéreos nos últimos dois dias, enquanto Israel afirma que o Hezbollah lançou 120 projéteis no último dia.
O aumento dos combates nas últimas semanas dobrou o número de pessoas necessitando de abrigo, segundo trabalhadores humanitários. Lisa Abou Khaled, porta-voz do ACNUR no Líbano, alertou: “Mesmo que estivéssemos nos preparando para tal cenário, os recursos que temos não são suficientes para responder a todas as necessidades e às necessidades que crescem rapidamente”.
Oficiais libaneses estimam que cerca de 1,2 milhão de pessoas estão deslocadas em todo o país, com mais de 1.900 mortes registradas nos combates do último ano. A escalada do conflito levanta preocupações sobre a estabilidade regional e a crescente crise humanitária no Líbano.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm