Jacarta, Indonésia, 25 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Antara – As autoridades indonésias resgataram mais de 100 refugiados Rohingya que estavam à deriva há quase uma semana na costa oeste do país. O barco, que partiu de Bangladesh, foi impedido de atracar por moradores locais, relutantes em aceitar mais refugiados.
Segundo as autoridades locais, a operação de resgate salvou cerca de 140 Rohingya, em sua maioria mulheres e crianças. Infelizmente, três pessoas morreram durante a travessia e outras dez foram hospitalizadas devido às precárias condições da viagem.
A polícia informou que o barco deixou Cox’s Bazar, em Bangladesh, no dia 9 de outubro, chegando à província de Aceh na semana passada. No entanto, os moradores locais, irritados com o aumento recente de chegadas de Rohingya, recusaram-se a permitir que o grupo desembarcasse.
De acordo com a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), mais de 2.000 Rohingya chegaram à Indonésia desde novembro do ano passado. Esses refugiados fazem parte das centenas de milhares de Rohingya que fugiram de Myanmar desde 2017 para escapar da repressão militar.
A maioria dos refugiados Rohingya vive atualmente em Bangladesh, mas alguns arriscam suas vidas em frágeis embarcações para alcançar outros países e fugir das péssimas condições nos campos de refugiados. Esta situação destaca a urgente necessidade de uma solução duradoura para a crise humanitária que afeta a minoria Rohingya no Sudeste Asiático.
- Governo japonês anuncia medidas contra ataques de ursos - 15 de novembro de 2025 1:59 am
- LDP propõe reforço da inteligência nacional no Japão - 15 de novembro de 2025 1:55 am
- CLIC celebra 130 anos de amizade Brasil-Japão - 15 de novembro de 2025 1:05 am
















