Hong Kong, China, 21 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Radio Free Asia – O governo de Hong Kong anunciou planos para celebrar o 80º aniversário da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial no próximo ano, sinalizando uma intensificação dos esforços para promover o fervor patriótico entre os sete milhões de residentes da cidade.
Durante seu discurso de política anual na quarta-feira (16), o Chefe do Executivo John Lee declarou: “No próximo ano, comemoraremos o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa. O governo realizará atividades comemorativas para fortalecer o patriotismo.”

Lee também anunciou um novo programa de “educação patriótica” nas escolas primárias e secundárias, aumentando o ensino de história e geografia chinesa e “elementos históricos patrióticos nos intercâmbios com a China continental”.

O Secretário-Chefe Chan Kwok-ki acrescentou posteriormente: “A educação patriótica é a base para salvaguardar a segurança nacional.”

Comentaristas afirmam que os anúncios abrem caminho para uma maior doutrinação dos residentes da cidade, particularmente das crianças, seguindo os moldes dos programas de educação patriótica já existentes na China continental.
Alguns observadores expressam preocupação de que essas medidas possam alimentar sentimentos xenófobos e anti-ocidentais entre a próxima geração de hongcongueses, potencialmente isolando ainda mais a cidade da comunidade internacional.
Enquanto isso, moradores locais demonstraram diferentes graus de indiferença em relação ao discurso de política anual de Lee, com alguns expressando desinteresse ou preocupação com a falta de medidas para impulsionar a economia em declínio da cidade.
- Yokohama reforça segurança antes da conferência TICAD - 19 de agosto de 2025 1:25 am
- Putin quer rendição total da Ucrânia, dizem analistas - 19 de agosto de 2025 1:13 am
- Zelenskyy chega a Washington para encontro com Trump e líderes europeus - 19 de agosto de 2025 12:47 am