Tóquio, Japão, 13 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O grupo japonês Nihon Hidankyo, que advoga pela abolição de armas nucleares, recebeu congratulações de políticos, colegas e amigos ao redor do mundo após ser anunciado vencedor do Prêmio Nobel da Paz na sexta-feira (11).
O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, presente na Cúpula do Leste Asiático no Laos, elogiou o grupo por seu longo compromisso com o movimento de base. “É extremamente significativo que o Prêmio Nobel da Paz seja concedido a uma organização que trabalhou por tantos anos para abolir as armas nucleares”, afirmou Ishiba.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, parabenizou o grupo em sua conta no X, destacando que jamais esquecerá seus “encontros com os hibakusha ao longo dos anos”. Ele acrescentou: “O trabalho incansável e a resiliência são a espinha dorsal do movimento global de desarmamento nuclear. A ONU se orgulha de estar ao lado dos hibakusha”.
Mensagens de congratulações também vieram da Europa. A presidente da UE, Ursula von der Leyen, descreveu o trabalho do grupo como “inestimável”, alertando, no entanto, que “o espectro de Hiroshima e Nagasaki ainda paira sobre a humanidade”.
Peter van den Dungen, professor emérito de estudos da paz na Universidade de Bradford, no Reino Unido, classificou o prêmio como “uma ótima notícia” e um alerta necessário. Dungen, que havia recomendado o Nihon Hidankyo para o Nobel anteriormente, ressaltou: “Aprendemos a viver com a bomba. E de alguma forma, não é mais a questão principal. Mas deveria ser”.
Daniel Hogsta, diretor adjunto da Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares (ICAN), vencedora do Nobel da Paz em 2017, expressou estar “absolutamente emocionado” com a notícia. Hogsta afirmou que o Nihon Hidankyo é uma fonte de inspiração para seu grupo e que o anúncio “não poderia ter vindo em melhor momento”.
Com o 80º aniversário dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki se aproximando no próximo ano, Hogsta garantiu que a ICAN continuará trabalhando em estreita colaboração com o Nihon Hidankyo para abolir as armas nucleares.
- Chanceler da Ucrânia visita Japão e busca mais cooperação - 4 de agosto de 2025 1:14 am
- Pesquisadores usam etanol para cultivar vegetais sob calor extremo - 4 de agosto de 2025 1:09 am
- Festival Nebuta ilumina Aomori com carros alegóricos gigantes - 4 de agosto de 2025 1:03 am