Tóquio, Japão, 26de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O governo japonês designou os danos causados pelo Tufão Shanshan, que impactou extensas áreas do país em agosto, como um desastre de extrema severidade. A decisão foi tomada em reunião de gabinete na sexta-feira (22), resultando em um aumento dos subsídios estatais para os municípios afetados pelo desastre.
O poderoso tufão atingiu a prefeitura de Kagoshima, no sudoeste do país, em 29 de agosto, trazendo níveis recordes de chuva, inclusive para áreas costeiras do Pacífico no leste do Japão, bastante distantes do centro da tempestade. Diversas regiões sofreram danos por inundações, deslizamentos de terra, tornados e ventos fortes.
Com base na legislação pertinente, o governo fornecerá mais subsídios do que o habitual para as regiões afetadas, auxiliando na reconstrução de terras agrícolas e instalações relacionadas à agricultura. Além disso, os danos à cidade de Misato e à vila de Shiiba, na prefeitura de Miyazaki, severamente atingidas por deslizamentos e inundações, foram classificados como desastres locais de extrema severidade, garantindo subsídios estatais aumentados para a reconstrução de estradas e rios nesses municípios.
O Ministro de Gestão de Desastres, Manabu Sakai, expressou esperança de que esta decisão ajude os governos locais e residentes afetados a se engajarem na restauração sem preocupações com restrições de financiamento.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am