30 C
Kóka
quarta-feira, 13 agosto, 2025 3:23: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Google firma acordo para compra de energia nuclear

Empresa busca atender demanda de IA com energia limpa.

São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, 16 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O gigante de tecnologia Google anunciou na segunda-feira (14) um acordo inovador para a compra de energia gerada por pequenos reatores nucleares. A parceria foi firmada com a Kairos Power, empresa americana especializada no desenvolvimento de reatores modulares de pequeno porte.

O contrato prevê que a Kairos Power coloque em operação o primeiro reator até 2030, seguido por implantações adicionais até 2035, com o objetivo de fornecer 500 megawatts de energia. Esta iniciativa visa atender à crescente demanda de eletricidade impulsionada pelo rápido desenvolvimento da inteligência artificial (IA).

Estimativas indicam que o consumo de energia em data centers nos Estados Unidos deve triplicar entre 2023 e 2030, principalmente devido à ampla adoção de tecnologias de IA. Especialistas alertam que as fontes de energia renovável, isoladamente, não serão capazes de suprir essa demanda massiva e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O movimento do Google segue uma tendência entre as gigantes de tecnologia. No mês passado, a Microsoft anunciou que obterá energia da usina nuclear de Three Mile Island, no leste dos Estados Unidos. Já a Amazon decidiu, em março, adquirir eletricidade gerada por fontes nucleares.

Esta estratégia do Google não apenas destaca o compromisso da empresa com a energia limpa, mas também sinaliza uma mudança significativa na abordagem das big techs em relação às fontes de energia para sustentar o crescimento exponencial da IA e dos serviços em nuvem.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img