Tóquio, Japão, 8 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Nove grandes fabricantes japoneses de alimentos processados e laticínios anunciaram o início de discussões para implementar um sistema de entrega conjunta, em resposta à escassez de motoristas de caminhão no setor logístico. As empresas, que produzem itens como presunto, salsichas, queijos e macarrão fresco, enfrentam desafios logísticos devido à vida útil limitada de seus produtos e à necessidade de controle rigoroso de temperatura durante o transporte.
Um representante da Nissin Chilled Foods declarou que as empresas “trabalharão para realizar um sistema logístico sustentável para alimentos refrigerados que envolva toda a cadeia de suprimentos”. O plano inclui solicitar aos supermercados e lojas de conveniência que façam pedidos em grandes lotes, visando melhorar a eficiência de cada entrega.
As empresas também pretendem pedir aos clientes que concedam mais tempo para as entregas após a realização dos pedidos. O objetivo é coordenar o compartilhamento de caminhões e centros logísticos, como armazéns, e lançar serviços de entrega conjunta até 2030.
Esta iniciativa reflete a crescente preocupação do setor alimentício japonês com a eficiência logística, especialmente diante dos desafios de mão de obra enfrentados pela indústria de transporte. A colaboração entre concorrentes para otimizar a logística pode representar um novo paradigma na distribuição de alimentos no Japão, potencialmente reduzindo custos e impacto ambiental.
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am
- Enchentes-relâmpago matam mais de 40 na Caxemira indiana - 16 de agosto de 2025 1:34 am