Praga, República Tcheca, 16 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A ex-presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, criticou duramente a China por ameaçar Taiwan com exercícios militares em larga escala durante um fórum sobre democracia realizado na segunda-feira (14) em Praga, capital da República Tcheca. Esta é a primeira viagem internacional de Tsai desde que deixou o cargo em maio.
Em seu discurso, Tsai alertou que as democracias mundiais enfrentam um desafio sem precedentes, à medida que regimes autoritários ganham confiança em seus métodos de governança. A ex-presidente enfatizou que Taiwan está na linha de frente dessas ameaças, citando como exemplo mais recente o anúncio de exercícios militares pela China, que realizou manobras em larga escala nas áreas que circundam Taiwan na segunda-feira (14).
Tsai fez um apelo veemente para que as nações democráticas intensifiquem sua cooperação. Ela argumentou que é necessário enviar um sinal claro de que qualquer ameaça ou uso da força contra democracias resultará em sérias consequências.
“A unidade e a cooperação entre parceiros democráticos são essenciais para enfrentar a intimidação de regimes autoritários”, declarou Tsai, ressaltando a importância da solidariedade internacional.
Meios de comunicação taiwaneses informam que a ex-presidente deve realizar uma turnê de oito dias pela Europa, incluindo uma visita ao Parlamento Europeu em Bruxelas. Esta viagem ocorre em um momento de crescentes tensões entre China e Taiwan, com Pequim intensificando sua pressão militar e diplomática sobre a ilha.
A visita de Tsai à Europa e suas declarações em Praga destacam os esforços contínuos de Taiwan para fortalecer laços com democracias ocidentais, buscando apoio internacional em face das crescentes ameaças da China.
- Japão reafirma apoio à recuperação e paz na Ucrânia - 16 de março de 2025 7:58 am
- Líder do ISIS é morto em ataque aéreo no Iraque - 16 de março de 2025 7:51 am
- Proposta dos EUA busca estender cessar-fogo em Gaza até abril - 16 de março de 2025 7:39 am