Tóquio, Japão, 25 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) anunciou que o ex-alto funcionário cambial japonês, Kanda Masato, é o único candidato na eleição para seu próximo presidente. O período de nomeações para a liderança do banco foi encerrado na quarta-feira (23), com Kanda sendo o único nome indicado pelo governo japonês antes do prazo.
Kanda, que serviu como Vice-Ministro das Finanças para Assuntos Internacionais por três anos até julho, foi responsável pelas recentes intervenções massivas no mercado para conter a histórica depreciação do iene. Atualmente, ele atua como Conselheiro Especial do Gabinete, encarregado das finanças e da economia internacional.
Em um comunicado, Kanda comprometeu-se firmemente a promover um crescimento sustentável e inclusivo na região Ásia-Pacífico. Ele enfatizou a necessidade urgente de abordar questões como mudanças climáticas e pobreza, entre outros desafios.
Os governadores do BAD dos países e regiões membros votarão na candidatura de Kanda, com os resultados programados para serem anunciados em 28 de novembro. O atual presidente, Asakawa Masatsugu, se aposentará em fevereiro.
Fundado em 1966 para promover o desenvolvimento de infraestrutura e redução da pobreza na Ásia, o BAD teve 10 presidentes até o momento, todos japoneses. A possível eleição de Kanda manteria essa tradição, reforçando a influência do Japão na instituição financeira regional.
- Festival de guizos de porcelana encanta em Saga - 18 de junho de 2025 8:11 am
- Taiwan testa drones marítimos em evento tecnológico - 18 de junho de 2025 8:06 am
- Japão descarta risco de tsunami após erupção na Indonésia - 18 de junho de 2025 8:00 am