Tóquio, Japão, 16 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Os primeiros componentes do sistema antimíssil americano THAAD (Terminal High-Altitude Area Defense) começaram a chegar a Israel, acompanhados de sua equipe militar. O envio ocorre em um momento de crescente tensão devido à possibilidade de um ataque militar israelense contra o Irã.
Na terça-feira (15), a vice-porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, declarou: “Esta decisão foi tomada como parte dos ajustes mais amplos que as forças armadas dos EUA têm feito nos últimos meses para apoiar a defesa de Israel e proteger os americanos de ataques do Irã e de milícias alinhadas ao país”.
O Pentágono informou que enviará componentes e pessoal adicionais do THAAD, afirmando que o sistema estará operacional “em um futuro próximo”. O THAAD é um sistema que dispara projéteis para destruir mísseis por meio de colisão.
Veículos de comunicação americanos relataram que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, notificou o presidente dos EUA, Joe Biden, sobre um iminente ataque às instalações militares iranianas. Netanyahu havia prometido anteriormente retaliar o ataque com mísseis do Irã contra seu país em 1º de outubro. O Irã, por sua vez, advertiu que responderá caso Israel prossiga com o plano.
Esta movimentação militar dos EUA destaca a crescente preocupação internacional com a escalada das tensões no Oriente Médio. A implantação do THAAD em Israel não apenas reforça as defesas do país, mas também sinaliza um forte apoio americano em um momento crítico das relações regionais.
- Trump afirma que ataques ao Irã foram “sucesso espetacular” - 23 de junho de 2025 1:29 am
- Filme japonês vence prêmio em festival de Xangai - 23 de junho de 2025 1:17 am
- Vulcão Shinmoe entra em erupção no sudoeste do Japão - 23 de junho de 2025 1:00 am