EUA contribuirão com US$ 20 bi para empréstimo do G7 à Ucrânia

Janet Yellen afirma que contribuintes não arcarão com os custos.

0

Washington, Estados Unidos, 23 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – A Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, anunciou que o país está pronto para contribuir com 20 bilhões de dólares para o pacote de ajuda do Grupo dos Sete (G7) à Ucrânia. Essa quantia representa 40% do total acordado pelo grupo.

Yellen afirmou que os EUA estão “muito próximos de finalizar a parte americana” do pacote e garantiu que os contribuintes americanos não arcarão com os custos. “Concordamos com a Ucrânia que, mesmo se houver um acordo final e um cessar-fogo for alcançado, serão os fundos russos que irão reembolsar esses empréstimos”, explicou a secretária.

Em junho, os líderes do G7 decidiram fornecer um empréstimo de 50 bilhões de dólares à Ucrânia até o final do ano, utilizando juros de ativos russos congelados. A declaração de Yellen surge em meio a críticas dos republicanos sobre o contínuo apoio dos EUA à Ucrânia, especialmente com a aproximação das eleições presidenciais.

O anúncio reafirma o compromisso da administração atual em apoiar a Ucrânia, enquanto busca garantir que o ônus financeiro não recaia sobre os cidadãos americanos. A estratégia de utilizar fundos russos congelados para o reembolso do empréstimo representa uma abordagem inovadora para financiar a ajuda internacional em tempos de conflito.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.