Washington, Estados Unidos, 23 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – A Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, anunciou que o país está pronto para contribuir com 20 bilhões de dólares para o pacote de ajuda do Grupo dos Sete (G7) à Ucrânia. Essa quantia representa 40% do total acordado pelo grupo.
Yellen afirmou que os EUA estão “muito próximos de finalizar a parte americana” do pacote e garantiu que os contribuintes americanos não arcarão com os custos. “Concordamos com a Ucrânia que, mesmo se houver um acordo final e um cessar-fogo for alcançado, serão os fundos russos que irão reembolsar esses empréstimos”, explicou a secretária.
Em junho, os líderes do G7 decidiram fornecer um empréstimo de 50 bilhões de dólares à Ucrânia até o final do ano, utilizando juros de ativos russos congelados. A declaração de Yellen surge em meio a críticas dos republicanos sobre o contínuo apoio dos EUA à Ucrânia, especialmente com a aproximação das eleições presidenciais.
O anúncio reafirma o compromisso da administração atual em apoiar a Ucrânia, enquanto busca garantir que o ônus financeiro não recaia sobre os cidadãos americanos. A estratégia de utilizar fundos russos congelados para o reembolso do empréstimo representa uma abordagem inovadora para financiar a ajuda internacional em tempos de conflito.
- Zelenskyy chega a Washington para encontro com Trump e líderes europeus - 19 de agosto de 2025 12:47 am
- Polícia filipina prende suspeitos de matar dois japoneses em Manila - 19 de agosto de 2025 12:39 am
- Japão e Alemanha reforçam laços por paz na Ucrânia - 19 de agosto de 2025 12:34 am