Seul, Coreia do Sul, 26 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Yonhap – O Serviço Nacional de Inteligência (National Intelligence Service – NIS) da Coreia do Sul anunciou nesta sexta-feira (25) que enviará uma delegação à Bélgica no início da próxima semana para compartilhar informações com a OTAN e a União Europeia sobre o envio de tropas norte-coreanas à Rússia.
A delegação será composta por altos funcionários do NIS, do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores. Esta iniciativa está alinhada com o acordo feito entre o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, durante uma conversa telefônica na segunda-feira (21).
Rutte posteriormente escreveu em uma postagem no X: “O envio de tropas norte-coreanas para lutar ao lado da Rússia na Ucrânia marcaria uma escalada significativa”.
A delegação sul-coreana deverá informar os executivos da OTAN e realizar reuniões com altos funcionários da organização e da UE. Espera-se que forneçam detalhes sobre a extensão e a natureza do envolvimento norte-coreano no conflito ucraniano.
Até o momento, a Coreia do Sul não forneceu armas letais à Ucrânia. No entanto, na quinta-feira (24), o presidente Yoon afirmou que o país revisará essa política dependendo dos movimentos da Coreia do Norte, sinalizando uma possível mudança na postura sul-coreana em relação ao conflito.
Esta ação diplomática sul-coreana destaca a crescente preocupação internacional com o aprofundamento das relações militares entre Coreia do Norte e Rússia, e suas potenciais implicações para a segurança global.
- Filipinas realizam exercício naval com Japão e EUA - 8 de dezembro de 2024 4:55 am
- Reator nuclear em Shimane é reativado após 13 anos - 8 de dezembro de 2024 4:49 am
- Oposição sul-coreana planeja novo impeachment de Yoon - 8 de dezembro de 2024 4:41 am