Seul, Coreia do Sul, 12 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Yonhap – O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte acusou a Coreia do Sul de violar seu espaço aéreo, alegando que drones sul-coreanos espalharam panfletos de propaganda sobre Pyongyang durante três dias este mês. A declaração, divulgada nesta sexta-feira (11) pela agência estatal de notícias KCNA, ameaça ação imediata e sem aviso prévio caso o Sul envie mais drones.
“Todos os recursos ofensivos estarão prontos para responder”, afirma o comunicado norte-coreano, que também divulgou imagens supostamente mostrando os drones e panfletos.
“Todos os recursos ofensivos estarão prontos para responder”, afirma o comunicado norte-coreano, que também divulgou imagens supostamente mostrando os drones e panfletos.
Em resposta, fontes militares sul-coreanas negaram o envio de quaisquer drones. As autoridades de Seul emitiram um comunicado afirmando que “responderão severamente se a segurança das pessoas for ameaçada”.
Meios de comunicação sul-coreanos especulam que os drones possam ter sido enviados por grupos ativistas, uma prática que tem sido fonte de tensão entre os dois países nos últimos anos. Desde maio, a Coreia do Norte tem lançado balões carregados de lixo em direção ao Sul, alegando ser uma retaliação contra ativistas que enviam panfletos anti-Pyongyang através da fronteira.
Este incidente ocorre em um momento de crescente tensão na península coreana, com a Coreia do Norte intensificando seus testes de armamentos e ameaças, enquanto a Coreia do Sul fortalece sua cooperação militar com os Estados Unidos.
- Premiê tailandês promete apuração após queda de guindaste - 16 de janeiro de 2026 6:06 am
- Nikkei recua após renovar recordes históricos em Tóquio - 16 de janeiro de 2026 5:45 am
- Santuário em Kamakura realiza ritual de fogo de Ano Novo - 16 de janeiro de 2026 5:40 am
















