Tóquio, Japão, 15 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Ministério da Defesa do Japão confirmou que o porta-aviões chinês Liaoning realizou operações no Oceano Pacífico, a sudeste de Taiwan, entre domingo (13) e segunda-feira (14). Caças foram observados decolando e pousando no navio durante os exercícios militares de larga escala conduzidos pela China ao redor de Taiwan.
O Liaoning e um contratorpedeiro equipado com mísseis foram avistados navegando no Pacífico, aproximadamente 460 quilômetros ao sul da ilha de Yonaguni, na província de Okinawa, no domingo à tarde. As manobras incluíram operações de caças e helicópteros a bordo do porta-aviões na segunda-feira.
Paralelamente, o ministério japonês relatou que quatro navios chineses e dois contratorpedeiros russos foram detectados navegando no Pacífico, da costa das Ilhas Ogasawara até Okinawa, entre sexta-feira (11) e segunda-feira (14). Estes seis navios, que anteriormente haviam passado pelo Estreito de Soya após navegar no Mar do Japão no mês passado, praticamente circunavegaram o Japão.
O Ministério da Defesa da Rússia confirmou na segunda-feira que as marinhas russa e chinesa realizaram um exercício conjunto no noroeste do Oceano Pacífico, envolvendo um total de seis navios.
As autoridades japonesas continuam analisando o propósito dessas movimentações navais e mantêm vigilância constante na região. Estes exercícios militares ocorrem em um contexto de crescentes tensões entre China e Taiwan, especialmente após recentes declarações do presidente taiwanês Lai Ching-te, que reafirmou a soberania da ilha
- Coreia do Norte critica envio de bombardeiros B-1B ao Japão - 26 de abril de 2025 7:20 am
- Reino Unido proíbe envio de controles de videogame à Rússia - 26 de abril de 2025 6:37 am
- Inflação em Tóquio atinge maior nível em dois anos - 26 de abril de 2025 6:32 am