Kyoto, Japão, 4 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Agência Nacional de Polícia do Japão repreendeu e notificou a remoção do cargo do chefe da polícia da prefeitura de Kyoto, Shirai Toshiaki, por assédio moral. Shirai teria ameaçado matar subordinados em pelo menos duas ocasiões distintas.
A decisão foi anunciada na quinta-feira (2), após uma investigação sobre o comportamento de Shirai. Em agosto, o chefe de polícia teria dito a um subordinado durante uma reunião: “Eu vou te matar”. Em outra ocasião, ao ser informado por outro funcionário, Shirai teria ordenado: “Diga à pessoa responsável que eu vou matá-la”.
A Agência Nacional de Polícia determinou que as declarações de Shirai em ambos os casos constituíam assédio moral. A instituição admoestou Shirai por piorar o ambiente de trabalho e causar perda de confiança na polícia.
Como consequência, Shirai será transferido para o Secretariado do Comissário-Geral da Agência Nacional de Polícia a partir de 14 de outubro.
Em pronunciamento perante a assembleia prefeitural de Kyoto na quinta-feira (2), Shirai admitiu a veracidade das acusações, declarando: “É verdade que fiz comentários inadequados e estou profundamente arrependido”.
Este incidente levanta questões sobre a cultura de liderança dentro das forças policiais japonesas e destaca a crescente conscientização sobre o assédio moral no ambiente de trabalho no país. A rápida ação da Agência Nacional de Polícia demonstra uma postura mais rigorosa contra comportamentos abusivos, mesmo em altos escalões da hierarquia policial.
- Japão quer usar IA para prever tufões com mais precisão - 18 de julho de 2025 11:22 am
- Especialistas japoneses treinam ucranianos contra minas terrestres - 18 de julho de 2025 11:12 am
- Japão resiste à pressão tarifária dos EUA e mantém diálogo - 18 de julho de 2025 10:58 am