Tóquio, Japão, 8 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Um centro logístico construído pela incorporadora Mitsui Fudosan em Tóquio foi designado como local de evacuação em caso de desastres naturais para os residentes locais. O edifício de seis andares, concluído em setembro no bairro de Itabashi, é um exemplo da tendência crescente de adaptar centros logísticos para uso em emergências.
A estrutura, que conta com amplas áreas de armazenamento e um grande estacionamento, está localizada em uma região conhecida por ser vulnerável a inundações do rio Arakawa próximo. Em caso de emergência, os moradores poderão evacuar para o segundo andar do edifício, onde serão armazenados suprimentos de alimentos e água suficientes para 1.000 pessoas por duas semanas.
Um representante da empresa enfatizou a importância de o local funcionar não apenas como centro logístico, mas também como um espaço que contribui para a comunidade local. Além de servir como abrigo, a instalação também auxiliará na distribuição de suprimentos de ajuda.
Esta iniciativa reflete uma tendência mais ampla no Japão, onde centros logísticos, construídos inicialmente para atender à demanda do comércio online, estão sendo reconhecidos e adaptados para uso em situações de emergência. A medida demonstra uma abordagem inovadora na preparação para desastres, integrando infraestrutura comercial às necessidades de segurança pública.
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am
- Enchentes-relâmpago matam mais de 40 na Caxemira indiana - 16 de agosto de 2025 1:34 am